Todo o blogueiro sabe da
importância de escrever conteúdo de grande qualidade no seu blog, bem
como da célebre frase “Content is the King” (O conteúdo é o Rei). Embora
os conteúdos de qualidade sejam um factor extremamente importante num
blog, a verdade é que as técnicas de link building
são igualmente importantes para conseguir alavancar esses mesmos
conteúdos nos buscadores. Conseguir links de outros sites, referências
às suas matérias, mais partilhas nas mídias sociais, entre outras
estratégias, são métodos importantes para fazer o seu blog destacar-se
da concorrência.
Com a chegada do Google Panda
e as mudanças constantes no algoritmo, o link building passa a ter um
papel fundamental na estratégia de alavancagem de um blog, bem como as
mídias sociais, que hoje têm efeitos extremamente importantes no
rankeamento de conteúdos. Para quem não sabe, muitas partilhas de um
determinado artigo no Facebook ou Twitter, ajudam a melhorar o
rankeamento do mesmo. Esta componente social passa agora a ter uma
importância ainda maior no que ao link building social diz respeito.
No entanto, para conseguir melhorar os
indíces dos seus conteúdos, conseguir mais links ou mais partilhas nas
mídias sociais, você necessita de métodos e estratégias que o ajudem a
conseguir atingir esses resultados. Muitos blogueiros trabalham
incessantemente nos seus conteúdos, esquecendo-se muitas vezes da parte
de otimização que é necessária para que esses conteúdos sejam
posicionados de forma correta nos resultados de pesquisas dos
buscadores. Para esses blogueiros, este artigo é fundamental!
COMENTÁRIOS EM BLOGS
Normalmente os comentários em blogs são
uma das melhores estratégias que existem para conseguir backlinks de
qualidades, sendo que em alguns deles ainda é possível conseguir link
follow. No entanto, mais importante que você deixar o link para o seu
blog, é você deixar um comentário construtivo e uma opinião positiva ou
negativa acerca do assunto em debate. Se você deixar um comentário do
tipo “Adorei o seu artigo”, “Obrigado por este artigo fantástico”,
“Obrigado”, “Legal” e afins, o mais provável é que o seu comentário seja
marcado como spam e você acabe por cair no index de spam do Akismet,
por exemplo.
Preocupe-se em deixar uma opinião
construtiva e sincera, assinando com o link do seu blog. Se o seu
comentário for uma mais-valia para a comunidade em questão, o mais
provável é que ele seja aceite e você consiga um link permanente nessa
página. Além disso, os links em comentários normalmente produzem
bastantes cliques e visitação, o que indiretamente é importante para o
seu blog também.
ANÁLISE COMPETITIVA
Se você aproveitar ferramentas como a SEOmoz ou a SEMrush
para fazer uma análise competitiva, principalmente ao nível de
backlinks, você irá encontrar fontes incríveis onde poderá espalhar
também referências ao seu blog. Seja através de um diretório de blogs, de uma página como a About.me,
ou outras, existem centenas de locais onde você poderá criar perfis
para si e para o seu blog, conseguindo backlinks de qualidade e
rivalizando olhos-nos-olhos com os seus competidores.
A estratégia neste caso deverá passar
por analisar os backlinks que os seus concorrentes estão conseguindo, e
procurar nesses locais oportunidades de você criar perfis e contas onde
também possa conseguir um backlink de qualidade. Existem dezenas de
locais, como fórums, blogs, galerias, diretórios, etc., onde os seus
concorrentes estão presentes e onde você deveria estar também. Eis
alguns dos que conhecemos e recomendamos:
- www.galeriadeblogs.com/
- www.bastaclicar.com.br
- www.acbusca.com.br
- www.rockprogressivo.com.br
- www.sitesbacanas.com
- www.sitedocachorro.com.br
- www.buscadireta.com.br
- www.bastaclicar.com.br
- www.elistas.jp
- www.directorioport.com/
- www.likata.com/
- www.redelusa.net/
- www.ptdirectorio.com/
- www.buscanet.info/
- www.netindex.pt/adicionar.html
- directorio.sapo.pt/form/
- www.espigueiro.pt/directorio_regional/
- www.bromios.com.br/url/sitesubmit.asp
- www.datahosting.com.br/divulgador/
- www.classificados-brasil.com/sugerir-site.html
- www.novobr.com/
- www.sitiopt.com/dir/
- www.tendencia.org/
- www.directorio.portal-sites.net/
- www.sites-favoritos.com/addlink/
- www.similarsites.com/sites-like/achei.com.br
- www.ptbiz.net/
- www.portaldosblogs.com.br/
- www.directoriosites.com/
- www.aeiou.pt/aeiou/adicionar.php
- directorio.kazulo.pt/
- www.sabersobre.com/
- www.dir.com.pt/
- www.novopt.com/
- www.buscapt.com/
- directorio.tuga.pt/
- www.buscasitespt.com/
- www.baseld.com/
- www.directorio.esquillo.com/
- www.linkbox.com.pt/
- www.gratisoudeborla.com/
- www.sites.com.pt/
- www.busca.com.pt/
- www.ptmundo.com/
PÁGINAS DE DIVULGAÇÃO
Existem muitas formas de você divulgar
os seus conteúdos através de agregadores de conteúdos, diretórios de
artigos e muito mais. Esses diretórios e páginas estáticas de conteúdo são uma excelente
forma de você marketizar os seus textos e também uma forma de você criar
backlinks de qualidade para os seus artigos. Diretórios como a Squidoo,
HubPages, Google Knol e outros, são um excelente método de link
building, mais ainda se você produzir conteúdos únicos e de qualidade,
os quais possam ser indexados corretamente pelo Google, mesmo depois das
mudanças de algoritmo recentes.
Eis alguns desses diretório que recomendamos:
- www.galeriadelinks.com
- www.osabetudo.com
- http://knol.google.com/k
- www.artigonal.com
- www.diretoriodeartigos.com
- www.ancorador.com.br
- http://abcartigos.com
- http://artigox.com
- www.diretoriodeartigos.com.br
- www.artigosbr.com
- www.squidoo.com
- http://hubpages.com
TORNE-SE NUMA AUTORIDADE
Normalmente quando um determinado blog
se torna autoritário no seu nicho de mercado, os backlinks começam a
surgir com maior naturalidade. Isto porque os blogs autoritários
divulgam informações primeiro que os seus concorrentes, escrevem
conteúdo de grande qualidade e utilidade, e acabam por se tornar nas
grandes referências da área. Se você pretende receber backlinks de
outros blogs mais facilmente, é importante que você trabalhe no sentido
de se tornar um pioneiro e uma autoridade para o nicho de mercado em que
você se insere.
A credibilidade e confiança que os seus
leitores têm em si, é fundamental para você conseguir ser referenciado
mais vezes e de forma mais constante. Escreve tutoriais, dê exemplos
práticos, ajude os seus leitores a atingir objetivos, ofereça-lhes algo
(um Ebook por exemplo), e trabalhe sempre com o leitor em primeiro
lugar. Dessa forma e tornando-se numa referência da área, o seu blog
começará a receber backlinks mais regularmente e isso irá ajudá-lo a
subir nos resultados orgânicos dos buscadores.
OFEREÇA ALGO AOS SEUS LEITORES
Quando se consegue criar um enorme buzz
nas redes sociais e no próprio blog para uma novidade deste género, é
normal que as repercussões sejam extremamente positivas e o seu blog
receba inúmeras referências e links de qualidade. Este é sem dúvida um
dos métodos de link building mais funcionais e interessantes.
CRIE UMA REDE DE BLOGS
Embora a criação de uma rede de blogs
não seja propriamente algo simples e fácil de conseguir, uma vez que é
extremamente exigente do ponto de vista do desenvolvimento, é sem dúvida
uma excelente forma de conseguir construir um ciclo de link building
atrativo e funcional.
Se tem a possibilidade de criar uma rede
de blogs, ou juntar-se a uma já existente, trabalhe nesse sentido. Ter
mais do que um blog é sempre uma excelente forma de trabalhar o link
building internamente, acabando por beneficiar todos os blogs dessa
estratégia.
FAÇA TROCA INDIRETA DE LINKS
Normalmente os blogueiros menos
experientes a primeira coisa que desejam fazer é uma troca de links com
outros blogs. No entanto, uma troca de links direta não é vantajosa
para nenhuma das partes, ou seja, se você colocar um link do blog A no
seu blog, e o blog A colocar um link seu, nenhum dos dois irá ganhar
alguma coisa com isso. Para que uma troca de links seja funcional e o
possa ajudar em termos de otimização para os motores de busca, essa
troca de links tem de ser indirecta, ou seja, você linka para o blog A,
mas o blog B é que linka para si. Têm de existir pelo menos 3 blogs para
que se possa fazer uma troca indireta de links e com isso beneficiar
do link juice e autoridade de cada um deles.
É importante também que você seja
moderado nas trocas de links. Não troque mais de 3 ou 4 links sob pena
de estar a passar o seu link juice e autoridade para todos esses sites e
blogs, acabando por passar uma imagem de link farm aos olhos do Google. É importante sim trocar alguns links, mas como em tudo na vida é necessário conta, peso e medida.
LINKE PARA OUTROS BLOGS
Linkar para outros blogs é uma das
estratégias mais funcionais para conseguir links de volta. Muitas vezes os blogueiros
evitam enviar links para artigos de outros blogs, porque acreditam que
com isso perdem tráfego e leitores, mas na verdade é precisamente o
oposto que acontece.
Ao linkar para outros blogs você estará
não só a ajudá-los, como também a ajudar os seus leitores e a si
próprio. Quanto mais referências credíveis um artigo seu tiver, mais os
seus leitores irão ficar agradados, e consequentemente mais desejo terão
de voltar a ler conteúdo seu. Ao mesmo tempo, você está a interagir com
outros blogueiros, ajudando-os e fazendo-os perceber que você pretende
ajudar e ser ajudado.
ESCREVA PARA OUTROS BLOGS
Existem milhares de blogs que aceitam convidados para escreverem conteúdos, como por exemplo o CriarSites.
Ao escrever conteúdo para outros blogs você estará não só a marketizar o
seu perfil pessoal e o perfil do seu blog, como também tem a
possibilidade de linkar para alguns dos seus conteúdos em troca de um
artigo gratuito para esse mesmo blog. Ambas as partes ficam a ganhar: o
blog recebe um artigo único gratuitamente e você recebe links e
referências ao seu trabalho.
Para quem pretende trabalhar o seu link
building da melhor forma possível, os artigos de convidado em outros
blogs, embora sejam desgastantes e exigam muito trabalho, são a melhor
forma de garantir que aquele blog linka diretamente para si e para os
seus conteúdos de uma forma orgânica, natural e com follow.
PARTICIPE EM FÓRUMS DE DISCUSSÃO
Existem imensos fórums de discussão
espalhados um pouco por toda a parte e sobre todas as temáticas e mais
algumas. No entanto esses fórums de discussão são uma excelente forma de
você marketizar o seu perfil e conseguir também alguns links e
referências para conteúdos que você já produziu. No entanto, participar
num fórum de discussão significa ajudar a comunidade, participar
ativamente, ajudar o próximo e produzir comentários e opiniões de
qualidade e que ajudem realmente a comunidade de alguma forma.
Evite ao máximo andar pelos fórums e
grupos de discussão somente para conseguir links de volta para o seu
blog. O mais provável é que você seja banido antes mesmo de conseguir
produzir resultados. Preocupe-se em ajudar e aprender, que os links
acabarão por surgir com toda a naturalidade.
UTILIZE O TWITTER
Como referimos no início do artigo, as
mídias sociais começam hoje a ter um papel muito importante no
rankeamento dos seus artigos nos resultados orgânicos dos buscadores,
pelo que é importante que você faça uso dessas mídias para alavancar os
seus conteúdos. O Twitter resume-se aos retweets, ou seja, há quantidade
de vezes que um artigo seu é repassado na rede social para outras
pessoas. Quanto mais retweets um artigo tiver, mais autoridade ele
recebe aos olhos dos motores de busca. Se ainda não trabalha com o
Twitter e/ou trabalha de uma forma pouco convicta e interativa,
considere partilhar os seus conteúdos na rede, interagir com os seus
seguidores.
UTILIZE O FACEBOOK
Tal como acontece com o Twitter, o
Facebook começa a ter um papel importante também na equação dos
posicionamentos nos resultados orgânicos dos buscadores, pelo que é
importante que você utilize esta rede social para marketizar os seus
conteúdos, criar um perfil sólido e reconhecido, e conseguir usufruir
das enormes vantagens directas e indirectas que existem por lá. No
Facebook a quantidade de vezes que um artigo á partilhado (quantidade de
likes) começa a ser um factor importante no rankeamento dos seus
conteúdos, pelo que quantos mais likes você conseguir nas suas matérias,
maior é a probabilidade desse seu conteúdo ficar bem posicionado nos
buscadores.
SEJA ÚNICO E AJUDE OS SEUS LEITORES
A melhor forma de conseguir ser uma
referência na sua área, conseguir imensos backlinks de volta para os
seus conteúdos, ou conseguir posicionar corretamente os seus artigos nas
primeiras posições dos resultados orgânicos, passa por criar conteúdo
único, aprazível e acima de tudo que ajude os seus leitores de alguma
forma. Seja atingir um objetivo, uma meta, realizar uma tarefa ou
aprender uma língua nova, os seus conteúdos deverão ter sempre uma
componente educacional que ajude os leitores a realizar algo e/ou a
atingirem um objetivo, independentemente de qual ele seja. Sendo único,
credível, social e acima de tudo estar disponível para ajudar os
leitores, você garante que a sua imagem de marca é sólida, confiável e
isso acabará por ajudá-lo a conseguir mais referências, mais pedidos,
mais entrevistas, mais patrocinios, mais likes e retweets, e tudo isso
ajudará o seu blog a crescer e a tornar-se numa verdadeira autoridade.
E VOCÊ, O QUE MÉTODOS DE LINK BUILDING USA NO SEU BLOG?
Todos os blogueiros têm as suas
estratégias de link building para conseguirem atrair mais links,
referências, likes ou participações. Deixe os seus comentários e
partilhe conosco as suas experiências!
Matéria original publicada no site Escola do Dinheiro.
Matéria original publicada no site Escola do Dinheiro.
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