Estratégias de divulgação para usar no seu Blog!

 

      Todo o blogueiro sabe da importância de escrever conteúdo de grande qualidade no seu blog, bem como da célebre frase “Content is the King” (O conteúdo é o Rei). Embora os conteúdos de qualidade sejam um factor extremamente importante num blog, a verdade é que as técnicas de link building são igualmente importantes para conseguir alavancar esses mesmos conteúdos nos buscadores. Conseguir links de outros sites, referências às suas matérias, mais partilhas nas mídias sociais, entre outras estratégias, são métodos importantes para fazer o seu blog destacar-se da concorrência.
     Com a chegada do Google Panda e as mudanças constantes no algoritmo, o link building passa a ter um papel fundamental na estratégia de alavancagem de um blog, bem como as mídias sociais, que hoje têm efeitos extremamente importantes no rankeamento de conteúdos. Para quem não sabe, muitas partilhas de um determinado artigo no Facebook ou Twitter, ajudam a melhorar o rankeamento do mesmo. Esta componente social passa agora a ter uma importância ainda maior no que ao link building social diz respeito.
     No entanto, para conseguir melhorar os indíces dos seus conteúdos, conseguir mais links ou mais partilhas nas mídias sociais, você necessita de métodos e estratégias que o ajudem a conseguir atingir esses resultados. Muitos blogueiros trabalham incessantemente nos seus conteúdos, esquecendo-se muitas vezes da parte de otimização que é necessária para que esses conteúdos sejam posicionados de forma correta nos resultados de pesquisas dos buscadores. Para esses blogueiros, este artigo é fundamental!





COMENTÁRIOS EM BLOGS

Normalmente os comentários em blogs são uma das melhores estratégias que existem para conseguir backlinks de qualidades, sendo que em alguns deles ainda é possível conseguir link follow. No entanto, mais importante que você deixar o link para o seu blog, é você deixar um comentário construtivo e uma opinião positiva ou negativa acerca do assunto em debate. Se você deixar um comentário do tipo “Adorei o seu artigo”, “Obrigado por este artigo fantástico”, “Obrigado”, “Legal” e afins, o mais provável é que o seu comentário seja marcado como spam e você acabe por cair no index de spam do Akismet, por exemplo.
Preocupe-se em deixar uma opinião construtiva e sincera, assinando com o link do seu blog. Se o seu comentário for uma mais-valia para a comunidade em questão, o mais provável é que ele seja aceite e você consiga um link permanente nessa página. Além disso, os links em comentários normalmente produzem bastantes cliques e visitação, o que indiretamente é importante para o seu blog também.

ANÁLISE COMPETITIVA

Se você aproveitar ferramentas como a SEOmoz ou a SEMrush para fazer uma análise competitiva, principalmente ao nível de backlinks, você irá encontrar fontes incríveis onde poderá espalhar também referências ao seu blog. Seja através de um diretório de blogs, de uma página como a About.me, ou outras, existem centenas de locais onde você poderá criar perfis para si e para o seu blog, conseguindo backlinks de qualidade e rivalizando olhos-nos-olhos com os seus competidores. 
A estratégia neste caso deverá passar por analisar os backlinks que os seus concorrentes estão conseguindo, e procurar nesses locais oportunidades de você criar perfis e contas onde também possa conseguir um backlink de qualidade. Existem dezenas de locais, como fórums, blogs, galerias, diretórios, etc., onde os seus concorrentes estão presentes e onde você deveria estar também. Eis alguns dos que conhecemos e recomendamos:

PÁGINAS DE DIVULGAÇÃO

Existem muitas formas de você divulgar os seus conteúdos através de agregadores de conteúdos, diretórios de artigos e muito mais.  Esses diretórios e páginas estáticas de conteúdo são uma excelente forma de você marketizar os seus textos e também uma forma de você criar backlinks de qualidade para os seus artigos. Diretórios como a Squidoo, HubPages, Google Knol e outros, são um excelente método de link building, mais ainda se você produzir conteúdos únicos e de qualidade, os quais possam ser indexados corretamente pelo Google, mesmo depois das mudanças de algoritmo recentes.
Eis alguns desses diretório que recomendamos:

TORNE-SE NUMA AUTORIDADE

   Normalmente quando um determinado blog se torna autoritário no seu nicho de mercado, os backlinks começam a surgir com maior naturalidade. Isto porque os blogs autoritários divulgam informações primeiro que os seus concorrentes, escrevem conteúdo de grande qualidade e utilidade, e acabam por se tornar nas grandes referências da área. Se você pretende receber backlinks de outros blogs mais facilmente, é importante que você trabalhe no sentido de se tornar um pioneiro e uma autoridade para o nicho de mercado em que você se insere.
A credibilidade e confiança que os seus leitores têm em si, é fundamental para você conseguir ser referenciado mais vezes e de forma mais constante. Escreve tutoriais, dê exemplos práticos, ajude os seus leitores a atingir objetivos, ofereça-lhes algo (um Ebook por exemplo), e trabalhe sempre com o leitor em primeiro lugar. Dessa forma e tornando-se numa referência da área, o seu blog começará a receber backlinks mais regularmente e isso irá ajudá-lo a subir nos resultados orgânicos dos buscadores.

OFEREÇA ALGO AOS SEUS LEITORES

     Quando se consegue criar um enorme buzz nas redes sociais e no próprio blog para uma novidade deste género, é normal que as repercussões sejam extremamente positivas e o seu blog receba inúmeras referências e links de qualidade. Este é sem dúvida um dos métodos de link building mais funcionais e interessantes.

CRIE UMA REDE DE BLOGS

Embora a criação de uma rede de blogs não seja propriamente algo simples e fácil de conseguir, uma vez que é extremamente exigente do ponto de vista do desenvolvimento, é sem dúvida uma excelente forma de conseguir construir um ciclo de link building atrativo e funcional. 
Se tem a possibilidade de criar uma rede de blogs, ou juntar-se a uma já existente, trabalhe nesse sentido. Ter mais do que um blog é sempre uma excelente forma de trabalhar o link building internamente, acabando por beneficiar todos os blogs dessa estratégia.

FAÇA TROCA INDIRETA DE LINKS

Normalmente os blogueiros menos experientes a primeira coisa que desejam fazer é uma troca de links com outros blogs. No entanto, uma troca de links direta não é vantajosa para nenhuma das partes, ou seja, se você colocar um link do blog A no seu blog, e o blog A colocar um link seu, nenhum dos dois irá ganhar alguma coisa com isso. Para que uma troca de links seja funcional e o possa ajudar em termos de otimização para os motores de busca, essa troca de links tem de ser indirecta, ou seja, você linka para o blog A, mas o blog B é que linka para si. Têm de existir pelo menos 3 blogs para que se possa fazer uma troca indireta de links e com isso beneficiar do link juice e autoridade de cada um deles.
É importante também que você seja moderado nas trocas de links. Não troque mais de 3 ou 4 links sob pena de estar a passar o seu link juice e autoridade para todos esses sites e blogs, acabando por passar uma imagem de link farm aos olhos do Google. É importante sim trocar alguns links, mas como em tudo na vida é necessário conta, peso e medida.

LINKE PARA OUTROS BLOGS

Linkar para outros blogs é uma das estratégias mais funcionais para conseguir links de volta.  Muitas vezes os blogueiros evitam enviar links para artigos de outros blogs, porque acreditam que com isso perdem tráfego e leitores, mas na verdade é precisamente o oposto que acontece.
Ao linkar para outros blogs você estará não só a ajudá-los, como também a ajudar os seus leitores e a si próprio. Quanto mais referências credíveis um artigo seu tiver, mais os seus leitores irão ficar agradados, e consequentemente mais desejo terão de voltar a ler conteúdo seu. Ao mesmo tempo, você está a interagir com outros blogueiros, ajudando-os e fazendo-os perceber que você pretende ajudar e ser ajudado.

ESCREVA PARA OUTROS BLOGS

Existem milhares de blogs que aceitam convidados para escreverem conteúdos, como por exemplo o CriarSites. Ao escrever conteúdo para outros blogs você estará não só a marketizar o seu perfil pessoal e o perfil do seu blog, como também tem a possibilidade de linkar para alguns dos seus conteúdos em troca de um artigo gratuito para esse mesmo blog. Ambas as partes ficam a ganhar: o blog recebe um artigo único gratuitamente e você recebe links e referências ao seu trabalho.
Para quem pretende trabalhar o seu link building da melhor forma possível, os artigos de convidado em outros blogs, embora sejam desgastantes e exigam muito trabalho, são a melhor forma de garantir que aquele blog linka diretamente para si e para os seus conteúdos de uma forma orgânica, natural e com follow. 

PARTICIPE EM FÓRUMS DE DISCUSSÃO

Existem imensos fórums de discussão espalhados um pouco por toda a parte e sobre todas as temáticas e mais algumas. No entanto esses fórums de discussão são uma excelente forma de você marketizar o seu perfil e conseguir também alguns links e referências para conteúdos que você já produziu. No entanto, participar num fórum de discussão significa ajudar a comunidade, participar ativamente, ajudar o próximo e produzir comentários e opiniões de qualidade e que ajudem realmente a comunidade de alguma forma.
Evite ao máximo andar pelos fórums e grupos de discussão somente para conseguir links de volta para o seu blog. O mais provável é que você seja banido antes mesmo de conseguir produzir resultados. Preocupe-se em ajudar e aprender, que os links acabarão por surgir com toda a naturalidade.

UTILIZE O TWITTER

Como referimos no início do artigo, as mídias sociais começam hoje a ter um papel muito importante no rankeamento dos seus artigos nos resultados orgânicos dos buscadores, pelo que é importante que você faça uso dessas mídias para alavancar os seus conteúdos. O Twitter resume-se aos retweets, ou seja, há quantidade de vezes que um artigo seu é repassado na rede social para outras pessoas. Quanto mais retweets um artigo tiver, mais autoridade ele recebe aos olhos dos motores de busca. Se ainda não trabalha com o Twitter e/ou trabalha de uma forma pouco convicta e interativa, considere partilhar os seus conteúdos na rede, interagir com os seus seguidores.

UTILIZE O FACEBOOK

Tal como acontece com o Twitter, o Facebook começa a ter um papel importante também na equação dos posicionamentos nos resultados orgânicos dos buscadores, pelo que é importante que você utilize esta rede social para marketizar os seus conteúdos, criar um perfil sólido e reconhecido, e conseguir usufruir das enormes vantagens directas e indirectas que existem por lá. No Facebook a quantidade de vezes que um artigo á partilhado (quantidade de likes) começa a ser um factor importante no rankeamento dos seus conteúdos, pelo que quantos mais likes você conseguir nas suas matérias, maior é a probabilidade desse seu conteúdo ficar bem posicionado nos buscadores.

SEJA ÚNICO E AJUDE OS SEUS LEITORES

A melhor forma de conseguir ser uma referência na sua área, conseguir imensos backlinks de volta para os seus conteúdos, ou conseguir posicionar corretamente os seus artigos nas primeiras posições dos resultados orgânicos, passa por criar conteúdo único, aprazível e acima de tudo que ajude os seus leitores de alguma forma. Seja atingir um objetivo, uma meta, realizar uma tarefa ou aprender uma língua nova, os seus conteúdos deverão ter sempre uma componente educacional que ajude os leitores a realizar algo e/ou a atingirem um objetivo, independentemente de qual ele seja. Sendo único, credível, social e acima de tudo estar disponível para ajudar os leitores, você garante que a sua imagem de marca é sólida, confiável e isso acabará por ajudá-lo a conseguir mais referências, mais pedidos, mais entrevistas, mais patrocinios, mais likes e retweets, e tudo isso ajudará o seu blog a crescer e a tornar-se numa verdadeira autoridade.

E VOCÊ, O QUE MÉTODOS DE LINK BUILDING USA NO SEU BLOG?

Todos os blogueiros têm as suas estratégias de link building para conseguirem atrair mais links, referências, likes ou participações. Deixe os seus comentários e partilhe conosco as suas experiências!

Matéria original publicada no site Escola do Dinheiro.

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